segunda-feira, 10 de novembro de 2008

São Bento (PB), a Capital das Redes

A cidade de São Bento, situado no alto sertão paraibano, se destacou na região nordeste pelo seu potencial no setor da indústria têxtil. São consumidas milhares de toneladas de fios de algodão na confecção de redes de dormir, toalhas, mantas, panos de prato, tapetes, bolsas femininas, etc. Essa atividade é a grande responsável pela a geração de renda na região, de modo a tornar a cidade numa das cidades que mais crescem no Estado da Paraíba.

Essa atividade econômica surgiu no início do século XX de forma bastante rudimentar e era caracterizada como uma atividade eminentemente familiar. Todos os membros da família estavam absortos nessa atividade de tal forma que uns fiavam, outros torciam o fio no fuzil, outros enfim, teciam. Essa atividade era totalmente artesanal.

Com o passar d0 tempo essa atividade foi se tornando mais racionalizada, sobretudo, com a implantação de máquinas industriais adquiridas em São Paulo. O Sr. Manuel Lúcio da Silva foi o primeiro empresário a compor uma Indústria têxtil mecanizada. Essa fábrica se constituiu numa verdadeira revolução no setor.

Atualmente, a atividade se disseminou numa infinidade de pequenas e médias empresas responsáveis por um dos maiores ICMS no Estado e num índice insignificante na taxa de desemprego. Além disso, a geração de emprego desse setor tem fortalecido o comércio local, resultando sempre na criação de novos estabelcimentos comerciais.

Dentre as atividades consolidades pelo setor industrial do município de São Bento, deve-se destacar, sem sombra de dúvidas, o crescimento da construção civil. Em 2004, o IBGE estimou que pelo menos uma casa é construida por dia em São Bento. Além do mais, o cenário da cidade vem ganhando um panorama urbano atraente por causa do surgimento de pequenos edifícios.
SEUS INDICADORESIDH0,638 PNUD/2000PIB R$ 76.556.761,00 IBGE/2003PIB PER CAPTA R$ 2.725,99 IBGE/2003

2 comentários:

Unknown disse...

s0u natural de sao bento a mais de 17 anos moro no paraguay mais a cidade mudou muito e pra melhor parece mais linda e fico feliz porisso.

Unknown disse...

Bom dia Zedenilson.

Por favor, será que vc poderia me passar dois ou três contatos de fornecedores de redes?

Muito obrigado
Edmilson