quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Pragmatismo em São Bento - PB

Dentre os principais problemas disseminados no município de São Bento, merece atenção especial a situação o baixo nível de escolaridade de parte seus habitantes. Historicamente se constata uma tendência extremamente negativa do pragmatismo em detrimento do processo educacional convencional. Sendo assim, é muito comum o repúdio do ensino oferecido nas escolas, sob a alegação de que se pode ganhar dinheiro sem "quebrar a cabeça" dentro das escolas. Isso não só redunda em grande equívoco, mas demonstra um grande grau de alienação, visto que o indivíduo está acomodado ao seu estado social, aponto de não lutar por uma melhor qualidade de vida. Além disso, a aprendizagem não é um processo destinado unicamente à prática profissional, mas, sobretudo, possibilitar a autonomia crítica diante de todos os acontecimentos que nos cercam.

Recentemente vi na TV que uma atriz da Globo decidiu fazer faculdade de Filosofia, pois, segundo ela, "Não basta ser bonita, mas é preciso ter massa na cabeça". Logo, destaco que é preciso pensar grande, olhar muito além do horizonte que se pode ver... Se caso não conseguir, recorra aos que já conseguiram desbravar o mundo mediante a pesquisa... leia... estude.... "quebre a cabeça.



Platão, filósofo grego do século IV a.d Cristo, autor do Mito da Caverna, nos ensinou que não podemos nos contentar em ver as sobras dentro da caverna. É preciso nos libertar daquilo que nos prendem ao interior da caverna e contemplarmos as coisas tais como elas são. É melhor ver as coisas com os nossos próprios olhos do que ouvirmos a descrição que os outros nos dão. Você é capaz de interpretar a realidade! Com o seu conhecimento, você é capaz de mudar o mundo. Está nas suas mãos!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008